Crédito no Varejo - instrumento de fomento e resultado
Em 2023 o mercado foi assolado com notícias de várias redes tradicionais de Varejo com problemas financeiros, motivado por consequência de decisões históricas, juros altos, desemprego, perda do poder aquisitivo e a concorrência internacional.
Por: Marcelo Leal Santos / marcelo.leal@sakz.com.br Agosto/2023
Ocorreu uma evolução no mercado de crédito para o segmento do Varejo que percorre desde o carnê, passando pelos cartões de crédito, cartões “private label”, cartões de débito com parcelamento, Pix e o “buynow pay later”, crédito de 1 a N parcelas normalmente com entrada e juros menores que os cartões principalmente utilizado no comércio eletrônico.
Dentro desta evolução uma boa parte do Varejo abandonou o crediário próprio passando a ter parcerias com os Banco ou Financeiras e os que mantiveram transformaram seu carnê em cartões “private label”.
No início dos anos 90 com o interesse dos Bancos pelos segmentos C e D da população, houve uma aproximação mais forte com este setor onde ocorreram compras de financeiras, acordos operacionais com os grandes varejistas, e o mercado de Varejo tornou-se a porta de entrada para a bancarização da classe C e D, sendo que depois os Bancos criaram outras estratégias que necessariamente não dependiam dos varejistas. Com esse movimento o Varejo deixou de evoluir seu conhecimento na gestão de risco de crédito e perdeu em parte a gestão de sua carteira de clientes.
No final da década de 90 houve o surgimento do comércio eletrônico, basicamente com vendas de livros, expandindo-se nas décadas seguintes para outros segmentos do Varejo se consolidando com a evolução da telefonia celular, o período da Pandemia da Covid-19 e o acesso dos consumidores aos competidores internacionais aumentando a concorrência do Varejo local.
Neste contexto o Varejo perdeu o conhecimento e a técnica na gestão do ciclo de crédito, reduziu o relacionamento com o cliente e os clientes se tornaram omnichannel passando a ter mais poder de comparação e escolhas.
Em 2023 o mercado foi assolado com notícias de várias redes tradicionais de Varejo com problemas financeiros, motivado por este contexto histórico, juros altos, desemprego, perda do poder aquisitivo e a concorrência internacional.
O setor do Varejo deve buscar uma junção do aprendizado nos últimos anos, com o novo perfil digital do consumidor e com o crédito dentro de uma jornada digital sem atritos, isto poderá ser um importante elemento para a sua recuperação.
O Crédito além de ser um importante fomentador do setor de Varejo se torna uma ferramenta para gestão do portfólio de clientes criando oportunidade de ampliar o “life time value” de cada cliente e maximizar os resultados do segmento.